A moradia própria é o sonho de milhões de pessoas, mas é algo que costuma dar muita dor de cabeça quando se começa a organizar as documentações.
Não é preciso muito para perceber que o processo é burocrático, mas é possível facilitá-lo com um pouco de organização das documentações, afinal, muitas são necessárias independentemente da instituição financeira e/ou corretora de imóveis parceira.
De modo geral são necessários documentos de identificação (RG, CPF e certidão de nascimento ou casamento), e de comprovação de renda e de cumprimento das obrigações fiscais (comprovantes de renda e/ou holerites, certidão de quitação de impostos, certidões negativas de ações cíveis, etc.).
Caso o comprador opte pela utilização do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como parte do pagamento, são necessários ainda apresentar a carteira de trabalho, o extrato das contas do FGTS dos últimos dois anos, e obter uma declaração junto à instituição financeira autorizando ao uso do fundo.
Para quem está pensando em adquirir um imóvel, o ideal é já começar pela organização dos documentos, pois isso tornará o processo mais prático e rápido, além de evitar imprevistos durante a negociação!