5 Passos para uma mudança de casa tranquila - Ecco Braz

5 Passos para uma mudança de casa tranquila

5 Passos para uma mudança de casa tranquila

Compartilhe:

É ótimo poder abrir a porta de um imóvel novo pela primeira vez e poder fazer planos. Trocar de endereço também tem a ver com conforto e praticidade para o cotidiano.

Quando a família cresce, nada melhor que buscar um novo lar. No entanto, essa alteração é um processo que exige cuidados.

Mudar de casa pode ser algo extremamente empolgante e ao mesmo tempo estressante. Mas, muitas vezes, todo esse esgotamento se resume às etapas intermediárias do processo.

Para que a sua vida fique mais tranquila nesse processo, veja 5 dicas imperdíveis para fazer a mudança de casa!

1. Organize os itens por categoria na hora de embalar

Um dos momentos de maior dúvida consiste na forma de se organizar uma mudança. Quanto melhor for a atenção nesse momento, mais fácil vai ser concluir o processo com sucesso.

Em vez de tentar fazer tudo logo de cara, divida a arrumação por cômodos. Depois, crie categorias para que esses itens não fiquem avulsos.

Dessa forma, conforme você for arrumando, encontrará coisas esquecidas, perdidas ou que já não úteis. Livre-se desse excesso e continue a arrumação em categorias.

Na cozinha, por exemplo, todos os talheres devem ficar juntos. Na sala, todos os livros também devem ser armazenados no mesmo lugar.

  • Utensílios de cozinha: para embalar seus pratos, use papel ou jornal pra cada um. Enrole pacotes de cinco ou seis com mais papel. Coloque os pratos de lado dentro das caixas. Nada de colocar um em cima do outro. Já copos e taças podem ser colocados um dentro do outro, com o papel no meio.
  • Roupas e sapatos: utilize as malas de viagem. Os sapatos devem ser enrolados em sacos de TNT ou papel manilha.
    Enfeites e outras miudezas: plástico bolha é sempre indicado. Usar mantas e cobertores pra diminuir o impacto entre os objetos também é um boa dica.
  • Móveis: o ideal é contratar profissionais especializados. Eles desmontam e embalam tudo, pra não haver riscos durante o trajeto.
  • Não se esqueça de identificar cada caixa com que tem dentro.

2. Use caixas de papelão

Entre os elementos indispensáveis estão as caixas de papelão para mudança. Esses são os componentes mais adequados para transportar os diversos itens do seu ambiente. Afinal, trazem a proteção necessária e, ao mesmo tempo, oferecem praticidade.

No entanto, na hora de encaixotar, é preciso ter bastante cuidado. Em primeiro lugar, opte por caixas que tenham o volume adequado para grupos de objetos. As muito grandes desperdiçam espaço e as muito pequenas geram um trabalho desnecessário.

Deixe os itens mais pesados para o fundo e aproveite a capacidade da forma certa. Se for preciso, indique em qual direção o conjunto deve ser mantido. Para fechar, use uma boa quantidade de fita.

3. Tenha cuidado com objetos frágeis

Na hora de recorrer às caixas, entretanto, reserve uma atenção extra para os itens considerados frágeis. Elementos de vidro ou louça, objetos decorativos e os com valor sentimental devem receber o máximo interesse.

Portanto, o ideal é sempre embalá-los com a ajuda de bastante plástico-bolha. Essa proteção extra serve para absorver os atritos e evitar surpresas desagradáveis quando você completar a mudança de casa.

Se for possível, deixe o que for muito frágil e importante à parte. Você pode levar esses elementos de carro, de modo a garantir que nada será prejudicado. Para o que for com a equipe, inclua sinalizações sobre a fragilidade do conteúdo da caixa.

4. Faça um mapa mental de onde os objetos vão ficar

Com tudo nas caixas, é hora de começar a pensar em como organizar mudança. Nesse momento, vale montar uma planta mental da nova casa para ter perspectiva sobre onde cada elemento será posicionado.

Os itens de cozinha, por exemplo, devem receber uma anotação na caixa para que já sejam deixados no local. Quanto aos quartos, planeje como cada cômodo será usado e faça indicações de onde colocar os pacotes.

Isso é importantíssimo para impedir aquele acúmulo na sala e que a torna intransitável, por exemplo. Ademais, este também é um jeito de facilitar a arrumação, já que cada conjunto estará no local exato.

5. Organize por categorias

Depois que as caixas se encontrarem no imóvel, é comum sentir uma dúvida: “como organizar a minha casa?”

Embora isso pareça complicado, o planejamento vai valer a pena exatamente nesse momento.

O truque principal é organizar por categorias. Assim, na hora de arrumar o armário, guarde todas as camisas primeiro e só então parta para as calças. Na sala, comece pelos livros e só depois vá para os porta-retratos.

Essa é uma das dicas da guru em organização, Marie Kondo. Com sua própria série na Netflix, ela é a criadora do método KonMari. A técnica ensina desde jeitos de organizar gavetas a como identificar o que já não serve. Aproveite para assistir a alguns episódios e use os truques para ter sucesso.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Então nos acompanhe nas redes sociais e assine a nossa newsletter para receber novos conteúdos em primeira mão.