Aumentar o score para financiamento imobiliário é mais simples do que parece. Umas das coisas que podem acabar com o sonho da casa própria é ter o score baixo e consequentemente ter seu financiamento imobiliário negado.

Mas afinal o que é Score?

O score é uma pontuação que vai de 0 a 1000. Ele avalia quais as chances de você conseguir pagar suas contas em dia nos próximos 12 meses de acordo com seu histórico de pagamento. Quanto maior a pontuação, mais credibilidade você tem na hora de fazer um financiamento.

As empresas utilizam o score como uma informação a mais para tomar a decisão de concessão de financiamentos, porém cada empresa possui seu próprio critério de avaliação, ter um score alto não significa que a instituição é obrigada a ceder o crédito imobiliário.

Não se limite em solicitar aprovação de financiamento em apenas um banco, as vezes você não tem o perfil desejado daquele banco, mas para outro banco você é o cliente ideal.

Mas como saber se meu score é alto ou baixo?

Para consultar seu score você precisa fazer um cadastro no site do serasa com seu CPF. Feito o cadastro você pode consultar pendência financeira em seu nome e verificar a pontuação do seu score. A consulta é GRATUITA!

Link para consultar o score no Serasa.

Para você entender melhor, um bom score está acima dos 700 pontos. Confira os pontos do Score relacionado ao risco de Inadimplência.

  • Score de 0 à 300 o risco de pessoas com esta pontuação não pagarem suas contas é ALTO.
  • Score de 301 à 700 o risco de pessoas com esta pontuação não pagarem suas contas é MÉDIO.
  • Score de 701 à 1000 o risco de pessoas com esta pontuação não pagarem suas contas é BAIXO.

Se você consultou seu score e verificou que ele está baixo, não se preocupe vou te dar algumas dicas de como aumentar o score para financiamento imobiliário e realizar o sonho da casa própria.

Lembrando que ter o score alto é apenas uma etapa do processo de aquisição de um imóvel. Saiba o que é preciso para financiar um imóvel neste artigo.

Como Aumentar o Score para Financiamento Imobiliário

1 –  Limpe seu nome

É fundamental pagar as contas atrasadas, se você tem dívidas atrasadas entre em contato com o credor e negocie uma maneira de quitar essa pendencia.

Geralmente os credores facilitam a quitação de dívidas oferecendo descontos e parcelamentos longos.  Esse é o primeiro passo para aumentar o score para financiamento imobiliário.

2 – Abre seu cadastro positivo no Serasa

O cadastro positivo nada mais é seu histórico de pagamentos de contas do dia a dia, quando você faz o seu cadastro positivo no serasa suas contas pagas começam a ser registrada no seu cadastro, gerando um histórico de bom pagador.

Esse histórico de pagamento as empresa vejam com bons olhos e pode te ajudar aumentar o score para financiamento imobiliário. Existem muitas pessoas que pagam suas contas em dia não tem dívidas mas tem um score baixo, pelo simples fato de não possuir o cadastro positivo.

O cadastro positivo do Serasa serve não somente para aumentar o score para financiamento imobiliário, mas para financiar carros, ter aprovação de crédito, conseguir as melhores taxas de juros e abrir crediário mais facilmente.

Abrir cadastro positivo grátis!

3 – Pague suas contas em dia

Procure pagar suas contas antes do vencimento, isso irá te ajudar a ganhar pontos. Se possível coloque suas contas em debito automático para não correr o risco de esquecer algum boleto.

Pagar as contas antecipadamente infelizmente não aumenta o score para financiamento imobiliário, apenas pagar as contas dentro do prazo de vencimento é o suficiente para ser um bom pagador.

4 – Mantenha seus dados cadastrais atualizados no Serasa

É muito importante você deixar seus dados pessoais sempre atualizados no site do Serasa.

Se você mudou de cidade ou trocou seu número de telefone, entre no site do Serasa e atualize, essas informações básicas quanto mais exatas mais confiável será seu cadastro.

5 – Tenha controle de gasto do seu cartão de crédito

Evite estourar  o limite do seu cartão de crédito, tenha o hábito de utilizar 30% do limite do total do seu cartão por exemplo se seu cartão tem um limite de R$ 1000 de crédito gaste até R$ 300. Isso prova controle financeiro e seu score a tendência é melhorar.

NÃO troque de cartão de crédito constantemente. Quanto mais antigo for seu relacionamento com o banco, melhor será seu score, desde que seja um bom relacionamento.

6 – Consulta ao CPF

Consultas constantes no seu CPF pode colocar seu score pra baixo. Ter diversas pesquisas pode significar instabilidade financeira por parte do consumidor.

Ou seja, tenha certeza em qual instituição queira fazer o financiamento imobiliário, se você ficar tentando em várias ao mesmo tempo seu score vai ser reduzido.

Melhorar seu score não vai ser do dia para a noite, porém se você começar a colocar em prática essas dicas, em poucos meses seu score vai melhorar e você vai conseguir  a aprovação do seu financiamento habitacional.

     

Avenida Dom José Gaspar, 889
Bairro Matriz | Mauá | SP
CEP: 09370-670

11 3565.8194
11 3565.8195

Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-Feira
08h às 12h | 13h às 17h
ECCO BRAZ – Construção e Incorporação de Imóveis Ltda. | 2018 – todos os direitos reservados.
Website desenvolvido por Emcomjunto