Quem nunca ouviu esse ditado: Quem casa quer casa?  Em boa parte dos casos, comprar um imóvel entra na lista de objetivos do casal e divide a atenção com os demais preparativos, incluindo a cerimônia.

Não dá para negar que o desejo de ter a casa própria, para só então casar, é muito válido, mas como conciliar os gastos do casamento com a aquisição de um bem tão caro? Confira nossas dicas e descubra como fazer isso da melhor maneira possível!

 

Mantenha os sonhos no alto e os pés no chão

casamento é a realização de um sonho. A conquista da casa própria também! Você deve sonhar alto, pode ter como meta um casamento maravilhoso, uma casa ampla e toda mobiliada, mas não se esqueça de manter os pés na realidade e fazer projetos de acordo com suas possibilidades financeiras.

Não adianta sonhar com festa grande e casa grande, se o seu salário é pequeno. Nesse caso, é melhor apostar em um casamento mais intimista e investir em um apartamento menor, com parcelas que caibam no bolso. Assim você consegue conciliar os gastos do casamento com a conquista da casa própria!

 

Economizem juntos

Casamento é parceria! Se vocês economizarem juntos, ficará mais fácil organizar o casório e chegar na conquista da casa própria. Sendo assim, cortem gastos excessivos, planejem suas compras, evitem investir em itens supérfluos, anotem as despesas e controle-as usando aplicativos, façam planilhas e comecem a pensar mais efetivamente como casal.

Ao invés de comprar uma roupa ou sapato que não precisa, é melhor adquirir peças para o enxoval, concorda?

 

Tenham uma vida social ativa, mas não gastem muito com isso

Se estão de casamento marcado, façam programas mais econômicos do que as idas ao cinema e restaurantes. Vale assistir filme em casa, preparar a própria pizza e trocar o carro pela bicicleta por um período. Outra dica bacana é ficar de olho nas promoções de vestido de noiva, maquiagem, fotografia, filmagem e buffet. Se o profissional for bom e o preço estiver compensando, a economia poderá ser revertida na entrada da casa própria ou na poupança do casal.

 

O que é necessário para comprar apartamento com o noivo? 

Junte as rendas

Para ter mais chances de serem aprovados em um financiamento e agilizar, ainda mais, todo o processo, o segredo é juntar sua renda com a do seu noivo.

Além de conseguirem a aprovação de forma mais rápida, a junção das rendas também possibilitará um maior leque de opções no mercado imobiliário. Assim, se o próximo passo for o financiamento, vocês já podem dividir o montante da entrada do apartamento e prever o valor das prestações.

Divida o valor da entrada

Para facilitar ao máximo a compra da casa própria, a maioria dos financiamentos pede como garantia uma entrada de, pelo menos, 30% do valor total do imóvel. Nossa dica é que você comece a pesquisar desde agora o tipo de imóvel que mais se encaixa nas necessidades de vocês. Desse modo, ficará mais fácil fazer a escolha do imóvel e menos chances vocês terão de se arrepender.

Comece, desde já, a fazer economia. Cortando alguns gastos supérfluos você pode criar uma poupança para mobiliar seu novo apartamento, por exemplo!

Use o saldo do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser outra ótima opção para você realizar o sonho da casa própria. O valor acumulado poderá servir para reduzir o valor da entrada ou o valor total financiado. Nesse caso, você e seu noivo podem usar o FGTS para fazer o financiamento mesmo sem estarem casados.

Separe a documentação necessária

Você e seu noivo ganharão tempo se estiverem com a documentação completa já separada. Separe os documentos pessoais de ambos e outros documentos que possam comprovar a renda mensal, como comprovantes do salário ou declaração de imposto de renda. Tenham em mãos RGs, CPFs, comprovantes de rendimento, certidões negativas de débitos, comprovante de estado civil e carteiras de trabalho. Apresente tudo para que o contrato saia em nome de ambos, evitando problemas futuros.

Divida as parcelas do imóvel com seu noivo

Feito isso, o próximo passo é dividir as parcelas do novo imóvel com seu futuro marido. Isso pode representar uma grande facilidade, além de trazer menos riscos de pesar demais no bolso de uma única pessoa.

O mais importante é que esse investimento se adapte à renda conjunta. Por isso, pesquise bastante antes de comprar e faça uma aquisição segura, garantindo seu bem-estar financeiro e evitando endividamento.

Planeje a compra da mobília

Em relação à mobília e considerando todos os outros gastos necessários, tente se preocupar só com o básico necessário para que o apartamento seja funcional. A compra do restante dos móveis e objetos de decoração poderá ser planejada aos poucos e com cuidado, para que a casa siga um estilo harmonioso e transmita conforto para os futuros moradores. Faça orçamentos e comece a poupar dinheiro para esse fim assim que a entrada estiver paga!

 Que cuidados tomar ao comprar apartamento com o noivo

Além do planejamento financeiro, é importante que, ao comprar apartamento com o futuro cônjuge, ambos tomem alguns cuidados para evitar problemas futuros.

Ao se casarem, geralmente as pessoas optam pelo regime de comunhão parcial de bens. Isso significa que, se em algum momento o casal optar por se separar, mesmo que os bens estejam no nome de apenas um dos cônjuges, o outro automaticamente terá direito a 50%. Mas essa divisão não se aplicará se o bem for adquirido antes do casamento oficial. É isso mesmo: os bens que cada um já tinham antes do casamento não entram na divisão.

Se você e seu parceiro estiverem em uma união estável ou em um noivado, a melhor alternativa para o momento da compra seria realizá-la no nome dos 2. Afinal, se o imóvel é comprado em conjunto, mas vocês ainda não são casados, os direitos legais só serão aplicados ao nome que constar nos documentos do financiamento. Nesse caso, o outro cônjuge só terá direito aos valores pagos após o casamento no regime de divisão parcial de bens.

     

Avenida Dom José Gaspar, 889
Bairro Matriz | Mauá | SP
CEP: 09370-670

11 3565.8194
11 3565.8195

Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-Feira
08h às 12h | 13h às 17h
ECCO BRAZ – Construção e Incorporação de Imóveis Ltda. | 2018 – todos os direitos reservados.
Website desenvolvido por Emcomjunto