Já imaginou investir grande parte do seu orçamento para comprar o imóvel dos sonhos e acabar morando em um apartamento com umidade. ver seus móveis estragando em pouco tempo? Ou morar em um apartamento que parece uma sauna no verão e um cubo de gelo no inverno?

Certamente você não quer passar décadas da sua vida pagando um imóvel comprometido, e para que isso não aconteça, precisa verificar se a construtora do seu futuro imóvel segue as normas técnicas de construção.

Só assim você pode comprar seu apartamento tranquilamente, sabendo que está fazendo um investimento, ao invés de cair numa roubada!

Confira neste post, o checklist completo para saber a construtora está dentro das normas da NBR 15575!

 

O que é a norma NBR15575 e porque você deve solicitar a documentação na construtora

NBR 15575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis para que o morado possa ter conforto, acessibilidade e estabilidade, além de prezar pela vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios.

É muito possível, que você não esteja avaliando esses aspectos durante o processo de escolha do apartamento ideal, mas é de extrema importância que veja se as construtoras que tem pesquisado, atendam a essas normas antes de adquirir um novo imóvel, eles com certeza determinarão, cedo ou tarde, se foi ou não uma boa compra.

NBR 15575 empenha-se em atender as exigências dos usuários ao longo dos anos, dando uma grande importância à habitabilidade e à duração da qualidade da edificação, não considerando, apenas, a fase construtiva, mas todo seu uso.

Exigências dos usuários na NBR 15575: quais são e como são divididas

Ao todo, existem três grupos de requisitos: segurança, sustentabilidade e habitabilidade.

 

Os 7 requisitos do morador quanto à habitabilidade

As exigências de habitabilidade são responsáveis por manter a satisfação do cliente durante a utilização do imóvel. Elas estão presentes no dia a dia e no convívio entre proprietários. Veja quais são:

1. Estanqueidade da água

A umidade é uma das maiores fontes de formação de fungos, doenças respiratórias e outras complicações. Ela é decorrente da falta de controle da estanqueidade da água. Além de estar associada a problemas de saúde dos moradores, também está relacionada diretamente à durabilidade da construção, principalmente devido à corrosão.

norma NBR 15575 estabelece critérios de estanqueidade nas seguintes áreas da edificação: fachadas, pisos de locais molhados, coberturas, instalações hidrossanitárias e demais elementos da obra que possam estar sujeitos ao uso de água. As regiões citadas correspondem a lugares molhados (que podem resultar em lâminas d’água durante a utilização) e molháveis (que apenas recebem respingos d’água).

Portanto, para atender os requisitos de habitabilidade, é preciso haver estanqueidade em todos eles.

2. Desempenho térmico

Você já deve ter passado pela seguinte situação em algum lugar: a temperatura na rua está quente, mas dentro do imóvel está gelado. Ou pior, a temperatura externa está fria e dentro do imóvel está congelando!

Por que isso acontece?

De forma prática, isso significa que o imóvel deve ser construído para proteger você quanto as variações do meio ambiente, ou seja, o que chamamos de conforto térmico, independentemente de como estão as condições do meio ambiente.

Nossas construções  são projetadas para criar condições internas para que o morador se sinta não somente protegido do sol e da chuva, da umidade, do vento e do frio, mas possa estar em condições de conforto térmico em seu interior.

O desempenho térmico influencia no conforto do usuário durante a realização de suas atividades diárias, assim como em seu sono,  e contribui para a economia de energia.

É possível obter desempenho térmico através de condicionamento artificial (refrigeração e calefação). Porém, a norma NBR 15575 não trata disso – foca apenas nos critérios de desempenho em condições naturais de insolação, ventilação e outras.

Para conseguir um desempenho térmico favorável ao morador, deve-se levar em conta uma condição média, já que o nível de satisfação varia dependendo dos moradores (número de pessoas, idade, sexo, condições fisiológicas e psicológicas) e das características do imóvel em si (quantidade de mobília, finalidade do imóvel, atividades exercidas em seu interior).

Através dessa condição média, as características do local da obra (topografia, temperatura e umidade do ar, direção e velocidade do evento, etc) e da própria edificação (materiais, número de pavimentos, dimensões, pé-direito, orientação das fachadas, etc) podem ser trabalhadas, obtendo, assim, a habitabilidade necessária.

3. Desempenho acústico

O excesso de ruídos é uma das reclamações mais comuns entre moradores de prédio.

Os incômodos mais frequentes são provocados pela circulação de veículos, pelas atividades nas áreas comuns do edifício, música alta, ruídos sonoros provenientes dos vizinhos, entre outros.

O desempenho acústico é um requisito importante de habitabilidade e um dos mais sensíveis ao usuário no cotidiano. Para cumprir essa exigência, a Ecco Braz faz a adequação de certos componentes da construção, como fachadas, coberturas, entrepisos e paredes, para um isolamento acústico eficiente.

4. Desempenho lumínico

A NBR 15575 estipula os níveis requeridos para iluminações naturais e artificiais, englobando as exigências de outra norma, a NBR 5413, que fala apenas de iluminações artificiais. As exigências da NBR 5413 levam em consideração a iluminação para várias atividades do dia a dia, em diferentes tipos de edificações (moradias, escolas, comércio, etc).

Já a norma de desempenho NBR 15575 apresenta medições para a luz diurna e artificial em edifícios habitacionais.

5. Saúde, higiene e qualidade do ar

A construção habitacional, de acordo com a NBR 15575, deve ter níveis aceitáveis de material particulado em suspensão, microorganismos, bactérias e gases tóxicos, além de prover condições adequadas de salubridade aos usuários e dificultar, por meio de estanques, por exemplo, a infiltração e contaminação por insetos e roedores. No uso da norma, devem, também, ser atendidas as regulamentações da Anvisa, Códigos Sanitários e as legislações em vigor.

6. Funcionalidade e acessibilidade

A funcionalidade e acessibilidade da edificação trata dos espaços suficientes para uma boa experiência do usuário. Por exemplo, espaços suficientes para camas, armários, poltronas e utensílios domésticos necessários à boa habitabilidade do ambiente. Além dos espaços dos cômodos, também podemos citar o pé-direito mínimo (distância livre entre a superfície do piso e a superfície do teto).

7. Conforto tátil e antropodinâmico

Já percebeu como alguns imóveis tem pias muito baixas, maçanetas que mais atrapalham do que ajudam na hora de fechar a porta, apresentam irregularidades no piso, o elevador é lento demais, ou seja, parece que nada foi pensado para quem vai habitar no local.

Para o conforto tátil, são estabelecidos critérios de desempenho recomendando a forma e limitando a força necessária para acionamento de trincos, torneiras e outros dispositivos. Esses requisitos levam em consideração princípios de ergonomia, a estatura média das pessoas e a força física passível de ser aplicada por adultos e crianças.

Já para o conforto antropodinâmico, são determinados limites quanto à deformabilidade de pisos, declividade de rampas, velocidade de elevadores, entre outros.

Com esses critérios de habitabilidade, a norma NBR 15575 cobre as exigências básicas dos usuários para que as edificações sejam adequadas e confortáveis. Esses requisitos básicos se mostram importantes para manter a qualidade das construções em um nível aceitável, respeitando os proprietários e a sociedade.

Antes de comprar seu apartamento, certifique-se que sua construtora atende os padrões da norma NBR 15575, e que seu imóvel terá as condições mínimas aceitáveis para viver uma vida confortável, sem estresses por longo tempo.

Solicite as certificações!

 

     

Avenida Dom José Gaspar, 889
Bairro Matriz | Mauá | SP
CEP: 09370-670

11 3565.8194
11 3565.8195

Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-Feira
08h às 12h | 13h às 17h
ECCO BRAZ – Construção e Incorporação de Imóveis Ltda. | 2018 – todos os direitos reservados.
Website desenvolvido por Emcomjunto