Apartamento ou casa? Se você é mãe e está à procura de um imóvel, deve estar se perguntando o que é melhor antes de decidir onde irá investir.

Comprar apartamento é sinônimo de realização para muitas famílias – ainda mais quando há novos membros para alegrar o lar! Quando os bebês nascem, normalmente buscamos adaptar o nosso mundo à nova rotina. E às vezes, mesmo quem já possui crianças maiores, é necessário mudar de casa para se adequar à vida com os filhos.

Dentro desse contexto, morar em casa ou em apartamento é um dilema muito comum. Portanto, confira este post e aprenda um pouco mais sobre o tema.

E lembre-se, bom para as crianças é morar bem! Leve em consideração o perfil da sua família, quantos filhos você pretende ter e o que deseja proporcionar a eles. Saúde, bem-estar e segurança são fundamentais.

 

Pontos a avaliar se pretende comprar um apartamento:

  • Verifique a insolação do imóvel, principalmente nos quartos. O sol da manhã é o melhor!
  • Faça um tour pelo entorno e conheça a vizinhança do bairro. Proximidade com escolas e serviços como supermercado e farmácia tem seu valor.
  • A rede de proteção em todas as janelas e varandas é item obrigatório para a segurança das crianças.
  • Avalie as opções de áreas de lazer e convivência do condomínio para todas as idades. Um imóvel é um bem para ser usufruído por muitos anos, tenha em mente que o seu bebê irá crescer, e mais rápido do que você imagina será um pré-adolescente!
  • Analise a segurança do seu futuro lar

 

Infraestrutura do imóvel

A infraestrutura do seu futuro lar merece uma atenção especial antes da decisão de compra. Condomínios, em geral, possuem mais segurança que os demais tipos de moradia. Isso porque, como há mais blocos de apartamentos, o custo para instalar sistemas de vigilância é dividido entre vários moradores.

Existem câmeras de segurança? Há porteiro 24 horas? Busque saber quais vantagens o residencial oferece a fim de proteger sua família.

É interessante reparar também na segurança que o próprio apartamento oferece. O ideal é adquirir imóveis novos, seja na planta ou recém lançados. Isso porque os mais antigos podem conter tomadas danificadas, que podem provocar choques elétricos. Note também escadas demasiadamente íngremes ou que possam oferecer riscos aos pequenos de alguma forma.

Avalie a localização da moradia

Gastos com gasolina, tempo perdido, estresses com trânsito. Tudo isso pode ser evitado se a localização do apartamento for conveniente com as principais atividades do seu círculo familiar. Se você mora com filhos, há grande vantagem em estar próximo de boas escolas e hospitais. Este último é interessante para caso haja alguma emergência. Afinal, além de adoecerem mais facilmente, é natural que as crianças se machuquem em uma brincadeira ou outra. Por isso, é ótimo ter um amparo médico ao lado de casa!

Outros estabelecimentos gerais podem facilitar o seu cotidiano, como farmácias, mercados e padarias.

Por fim, confira se existem parques, bosques e praças ao redor do condomínio. As crianças precisam de contato com a natureza, mesmo que seja mínimo e lugar para brincar ao ar livre, nem tudo pode ser resumido a área de lazer do prédio.

 

Confira logo abaixo algumas opções da Ecco Braz! Empreendimentos feitos para quem deseja morar perto de tudo e com conforto!

 

Vantagens de morar em casa

Maior área privativa

Umas das grandes vantagens de morar em casa é que esse tipo de propriedade possui uma área privativa maior, especialmente quando pensamos em ambientes como o quintal, o jardim da frente ou em varandas. Obviamente, para crianças, que gostam de correr e precisam de espaço para brincar, isso é muito positivo.

Se para algumas famílias isso pode soar como um sinônimo de mais trabalho com limpeza e manutenção, o fato é que esse é um tremendo diferencial para quem quer educar seus filhos com um pouco mais de contato com o ar livre ou mesmo para quem deseja estimular o convívio com animais de estimação ou um maior contato com a terra.

Além disso, em uma casa, as chances de obter os benefícios de uma iluminação natural e ventilação são maiores. A incidência do sol, por exemplo, é muito importante para combater ácaros e fungos, afastando crises alérgicas.

 

Desvantagens de morar em casa

Custos de manutenção

Uma desvantagem de morar em uma casa é que essas propriedades, em linhas gerais, acabam tendo um custo de manutenção um pouco maior. Como o orçamento doméstico já costuma ficar mais apertado para quem tem filhos pequenos, por conta dos gastos com escolas, cursos, plano de saúde e outros, isso pode pesar no bolso.

Os ambientes mais amplos e os espaços exclusivos, como quintais e jardins, invariavelmente acarretam algumas despesas extras para os proprietários, especialmente em termos de conservação e limpeza. E esse valor precisa ser considerado para não estourar o orçamento mensal da família.

 

Vantagens de morar em apartamento

Plantas mais funcionais

Uma das vantagens de morar em apartamento é que as plantas estão mais modernas e funcionais do que elas eram há alguns anos. Os projetos estão mais de acordo com as necessidades atuais e beneficiam um estilo de vida mais dinâmico, que não admite desperdícios e prevê o aproveitamento de praticamente todos os espaços disponíveis.

É a escolha perfeita para profissionais ainda em começo de carreira ou para jovens casais, por exemplo.

Mais socialização

Como há áreas comuns sendo divididas, como os corredores e elevadores, as chances de socializar são maiores. Muitas vezes, o amigo ou o coleguinha das crianças pode estar logo ali, na porta da frente, evitando ter de levar e buscar de carro. Além disso, pode ser possível dividir caronas para escolas, cursinhos, clubes etc.

 

Desvantagens de morar em apartamento

Adequação a regras

Ainda que mesmo os condomínios horizontais tenham regras, elas costumam ser bem mais severas nos edifícios, especialmente por conta do espaço menor, do fato de os vizinhos dividirem paredes e encanamentos. Por exemplo, querer varrer a casa ou realizar alguma mudança, precisa estar no horário estabelecido.


Vantagem em comum

Segurança

Esse é um ponto que não pode ser negligenciado. E, quando se tem filhos, a preocupação fica ainda muito maior.

Apartamentos tem maior segurança por oferecerem portaria e sistema de vigilância precisos, com monitoramento por câmeras e profissionais treinados para fazer o controle de entrada de pessoas.

E agora, decidiu se prefere morar em casa ou apartamento? As vantagens e desvantagens de cada um estão aí expostas, mas o fato é que morar em apartamento pode trazer muito mais vantagens para você e suas crianças.

     

Avenida Dom José Gaspar, 889
Bairro Matriz | Mauá | SP
CEP: 09370-670

11 3565.8194
11 3565.8195

Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-Feira
08h às 12h | 13h às 17h
ECCO BRAZ – Construção e Incorporação de Imóveis Ltda. | 2018 – todos os direitos reservados.
Website desenvolvido por Emcomjunto